top of page

Aula 05 . Bases para fazer um 3D representativo de um Terreno

  • carolnicomarques
  • 27 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2023

Para fazer o 3D de um terreno temos de compreender desde já que este 3D é meramente uma representação/possibilidade do que pode ser um terreno que já existe ou que estamos a propor, isto porque o que se pretende com a representação 3D não é replicar a realidade mas sim, ter um modelo minimamente correto do que existe ou do que queremos propor. Por isso não exite uma receita base para como fazer x tipos de crusamentos ou x curva mais inclinada, menos inclinada etc. O que temos de fazer aqui é saber que comandos estão à nossa disposição que nos podem ser mais úteis para a representação de certos casos.


O que concluí com o desenho do terreno foi:

_Region : para troços planos, como por exemplo, cruzamentos que n sofrem diferenças de cotas notórias consoante as curvas das ruas.

_3DFace: para troços de ruas e fazer curvas "peça por peça"

_RuleSurf: para criar superfícies contínuas como um monte ou uma estrada.




Preparação do Documento:



Layers a criar


Primeiramente devemos criar layers para o que vamos estar a trabalhar. No caso,estamos a trabalhar um troço do bairro do restelo que tem um terreno baldio em monte rodeado de estrada e habitação. O que pretendemos fazer é o desenho das estradas por isso, vamos criar uma layer para o passeio(que é o limite das mesmas), uma para a área do terreno, uma para os edifícios da envolvente, uma para o asfalto, uma para os passeios, uma para o estacionamento, uma para as áreas verdes, uma para o mobiliário urbano e uma para as arvores. Na verdade não vamos usar todas as layers, apenas as necessárias para o 3D das estradas que são a das ruas, da área do terreno, do asfalto e uma para pontos auxiliares que criámos posteriormente mas será a base com que vamos trabalhar para a criação das superfície.

ree

Layers a criar.



O que podemos reparar desde já usando a vista do comando _3DOrbit é que as linhas e pontos que representam a topografia do terreno estão à cota equivalente à suposta realidade. Queremos agora fazer o 3D do terreno central. Para isso usamos o comando _LayIso para isolar as layers que nos interessam, no caso é a layer do terrenos que vamos identificar sendo as Layer que estão mais elevadas em relação às restantes é que representam a topografia do terreno.



ree

3DOrbit do terreno.


ree

Isolamento das layers que representam a topografia.



ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page