top of page
  • carolnicomarques

Aula 08_ Como fazer o 3D de um Apartamento

Objetivo:

Criar a base para o 3D de um apartamento básico.



Layers e Unidades:


Logo no início é importante organizar mentalmente o conjunto de elementos que vão fazer o apartamento. Esta organização é feita com o auxílio das layers que nos vão permitir ver o meramente o que é necessário consoante onde, no 3D do apartamento, desejamos intervir.

As layers criadas para este 3D foram as seguintes:

É importante também garantir que estamos a desenhar nas unidades corretas, no caso preferimos usar o metro. Para garantir que estão bem confirmamos com o auxílio dos comandos _Options ->User Preferences e _Units.





Desenho da Planta


Para fazer o 3D do apartamento precisamos primeiro do desenho da planta. Começamos então por estudar as medidas dos espaços e das divisórias interiores, ou seja, as paredes. Quando mais precisa for a previsão do espaço que vamos criar, mais rápida e fácil será a execussão do modelo.

Começamos então por fazer um retângulo com o comando _Rectang para fazer o perímetro exterior do apartamento, que será o que iremos considerar a laje. Depois com auxílio do _Offset vamos fazer a espessura das paredes considerando que três delas estão em contacto com elemento do interior do edifício onde o nosso apartamento se encontra e a quarta parede está em contacto com o exterior. Por esta lógica sabemos logo que a parede em contacto com o exterior será mais grossa que as outras três.

Com o _Fillet retiramos o excesso de linha quando usamos o _Offset.


Desenho da base para a planta do apartamento.



Desenho da organização do fogo


Depois começamos a desenhar o fogo desejado.

Estipulámos uma cozinha centrada na planta, um quarto com janela do lado direito, uma sala do esquerdo com vidraça no topo que ilumina também a cozinha, um espaço para hall de entrada e um espaço para arrumos no canto inferior direito ao lado do hall e do quarto.


A cozinha é de estilo americana centrada na planta com sete módulos de bancada de 0.6x0.6m e um balcão paralelo com o equivalente a cinco módulos a uma distância de 1.2m. A sala terá um espaço de arrumos na parede oposta à da vidra que, por si, será dividida em quatro janelas de correr que dão acesso a um espaço exterior de varanda em consola. O quarto terá também um vão de janela com parapeito, tendo esta janela duas vidraças.


Em relação às layers, vamos desenhar as paredes na layer "2D_CORTE" e o resto na layer "2D_VISTA".

Desenho base da planta do fogo.




Desenho de elementos específicos da planta para fazer em Volume:



Geral

De seguida começamos a desenhar no resto das layers 3D elementos mais específicos como a laje, o teto falso, o pavimento de madeira, o pavimento de pedra e as paredes. é importante ter em conta que este desenho é feito com uma _Polylinha por cada elemento e, para o 3D funcionar bem, a sentido em que se faz a polylinha de cada um tem que ser igual em todos, ou seja se a primeira o polylinha for feita com sentido dos ponteiros do relógio, todas terão de o ser também.


Elementos gerais para criação de volumes.



Janelas

Para fazer o desenho das janelas temos de compreender que não basta fazer três linhas que representem o caixilho e a vidraça. As janelas na realidade são desencontradas de modo a que possam deslizar sem se obstruirem uma à outra. Sabemos também que não podem estar alinhadas para permitir o isolamento entre elas e alguma estabilidade. Por isso, as janelas devem estar encontradas, mais ou menos, com a distância da sua espessura. O desenho de todas as janelas que estão nesta parede exterior foi dimensionado de forma a que as medias se mantessem constante para todas as vidraças e para que as dimensões entre espaços fossem coesas.Usámos como ponto de partida para a janela da sala o fim do módulo de 0.6m da bancada da cozinha para fazer a distância à parede lateral esquerda. Depois dividimos o vão em 4 e usámos a medida de dois vãos para fazer uma janela para o quarto centrada com o espaço.

Desenho correto de janelas de correr.




3D das Janelas de Correr



Caixilho

Para finalizar a aula começámos realmente o processo de fazer o 3D com as janelas de correr da sala. Para isto, fizemos um retângulo com a largura que nos deu para cada caixilho e altura 2.20m. Demos 0.05m de espessura ao caixilho fazendo _Offset 0.05m para dentro e fazendo _Extrude tanto do retângulo de fora como do dentro, sendo que o de fora tem 0.05m de largura de secção. Usamos o comando _Subtract para tirar o volume de dentro ao volume de fora e assim ficamos apenas com o volume do caixilho.


Vidraça

Para fazer a vidraça, é desenhar novamente um retângulo e fazer _Extrude do mesmo com 0.01m de espessura alinhando o mesmo no meio do caixilho.


Por fim é só mudar o _UCS para poder rodar(_Rotate) o Conjunto e ficar com uma janela levantada.


3D das Janelas-Porta.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page