top of page
  • carolnicomarques

Aula 07 . Adaptação de um código de um comando para o Autocad que crie um objeto

Introdução

A aula começa com a introdução de um exercício que pretende fazer com que os alunos aprendam como fazer códigos para criar comandos rápidos para o AutoCad. No caso estes comandos são destinados a fazer rapidamente mobiliário no AutoCad tendo apenas de escrever um comando.

Para isto fomos ao html da docente e descarregámos um documento .pdf com código base para uma cadeira. Apesar deste código estar incompleto, ou seja faz uma cadeira incompleta, ele na verdade serve como base para criarmos outros tipos de mobiliário que usam a mesma lógica de criação do objeto no computador.



Como a lógica base do objeto é a criação de volumes a partir de retângulos com coordenadas certas e fazendo _Extrude do mesmo, este código, quando alterado, dá rapidamente para fazer outras coisas que podemos precisar, não apenas mobiliário mas também objetos não tão básicos mas como, escadas, escadas com desvios, escadas em caracol,


Arquitectura paramétrica: Forma de construir cidade a partir de uma estrutura que pode ser

pré-fabricada.

Essencialmente o que se pretende é fazer mobiliário ou um edificio por base no design paramétrico.


"Parametric design" no Pinterest.

Exemplo de um projeto com base no design Paramétrico em Sevilha.




Compreensão do código


O codigo começa com a definição do nome "que devemos pôr no AutoCad para desenhar o objeto que no caso é uma cadeira ( c:cadeira; comando chama-se cadeira), depois o programa vai selecionar o "osmode" e o "3dsmode" e consequentemente desligar ambos. De seguida diz à pessoa para indicar o ponto de inserção da cadeira que no caso pede o ponto da perna traseira direita, o comprimento e a largura doa mesma(considerando que a largura da cadeira é igual ao afastamento das penrnas e da largura das costas). O (setq altura/largura/comprimento x) significa que, se a pessoa não introduzir as medidas pretendidas e clicar apenas no Enter, o que vai acontecer é que o programa vai usar as medidas definidas previamente no código.


Tempos depois o pedido da altura da cadeira, no entanto, o que ele vai desenhar é a altura do tampo da cadeira logo a pergunta não está clara e tem que ser alterada para uma pergunta mais clara e objetiva, como " indique a altura do tampo da cadeira". É muito importante que as perguntas sejam o mais claras e objetivas possível especialmente quando quisermos usar AIs para nos darem indicações(como chatgtp), porque quando as perguntas não são objetivas e claras, o AI pode darmos respostas erradas por não compreender o que foi pedido.



Clarificação do que é que se pede com "altura da cadeira".


Alteração de valores muito pequenos para valores de espessuras mais aceitáveis para o objeto que estamos a desenhar: uma cadeira.


Depois de indicarmos estes valores, pedimos ao comando para voltar a ligar o "osmode" e o "3dsmode" que tínhamos desligado previamente. "(modelar)" é uma função que estamos a utilizar neste comando.

voltar a ligar


De seguida, vamos indicar como fazer o acento, no caso, fazendo caixas ("box"). Então vamos pôr o UCS no pt1, que tínhamos definido como sendo o ponto base da perna traseira direita da cadeira, e depois, nesse ponto, ele vai fazer o tampo com a espessura1 que era 0.05m. "(-altura esp1)" significa que o primeiro ponto está na coordenada z que equivale à altura do tampo menos a esp1. Aqui define-se que o primeiro ponto que define a espessurada do tampo da box cresce para baixo da altura máxima do mesmo. Se não tivesse "(-... esp1)" estaríamos a dizer que a espessura do tampo passa a altura máxima do tampo, o que não é congruente com o que foi dito ao programa e ao que estamos a definir.


O código, de seguida, está a definir o segundo ponto que vai fazer a espessura do banco. Sendo o mesmo um quadrado, precisamos que este esteja no ponto oposto da diagonal do mesmo mas agora com a altura do tampo. Considerando como x o comprimento, o y a largura e o z "(+altura esp1)", como está no código original, estamos a dizer que a altura é a definida mais"esp1", que não está correto, por isso vamos apagar " esp1". Inclusive a seguir vamos dizer que a última entidade criada (entlast) que foi para o tampo se chama e1 (setq e1).


Correção do código.


Para criar a espessura dos pés da cadeira usamos a mesma lógica anterior de fazer a box do assento, mas agora com coordenadas lógicas que façam o pé da cadeira comece no chão, no ponto que definimos ser o ponto base de inserção da cadeira, o (0,0,0), e tenha o segundo ponto num sítio lógico, no lado oposto da diagonal espacial, fazendo com que a espessura dos pés seja a definida como "esp2" ou seja:


Depois para fazer as quatro pernas nos quatro cantos da cadeira (porque até agora só definimos a perna base), utilizamos o comando _Array que multiplica o objeto como nós queremos, da forma que nós lhe indicarmos (note-se que este comando foi explicado nas aulas 2 e 3 https://mvtacarolinamarques.wixsite.com/nicolau-marques/post/aula-02-in%C3%ADcio-do-exerc%C3%ADcio-2-modela%C3%A7%C3%A3o-de-s%C3%B3lidos-e-superf%C3%ADcies).


Indicação do que o array deve assumir aquando o desenho para esta cadeira com estas medidas.




Por fim, para criar as costas, utilizamos novamente o mesmo método do tampo mas com as condições de desenho, ou seja de espessura/ coordenadas dos pontos que nos interessam:


Guardar o Documento e inserir no AutoCad



Depois de guardar como documento CADEIRA.lisp e fazer appload no autocad do codigo do comando, ficamos com o objeto final de uma cadeira com as medidas introduzidas no código. O que vai acontecer é que n corrigimos uma altura entre as costas da cadeira e o assento, por isso temos a altura das costas não a partir do tampo ,como deveria ser, mas a partir da altura do assento mais a esp1, por isso vamos apagar "esp1" para que as costas da cadeira começassem a partir do assento. Este tipo de erros estão presentes ao longo do código facultado de modo a que os alunos compreendam o que está mal e de que forma deve corrigir.


_AppLoad do comando que acabámos de criar.


Imagem do objeto que criámos a partir do código escrito. Note-se o espaço indesejado entre as costas e o assento.


Erro no código: (+ altura esp1) .

Correção no Código: (+altura) .



Objeto Final

Cadeira criada com o código corrigido.






Código Original:


Código Corrigido:






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page